O legado de Saul para nós!

Se pararmos para pensar em um péssimo exemplo de líder segundo a bíblia, com certeza um dos primeiros nomes que lembraremos será o do rei Saul. E o motivo é muito claro, ele cometeu erros crassos em seu reinado e levou o reino a beira de um colapso com suas paranoias, egoismo, ganancia e distância de DEUS.
Mas o que realmente levou um cara como Saul ser nomeado Rei? Teria DEUS se enganado ao coloca-lo no poder? Seria um azar do povo ter como seu primeiro rei alguém tão desorientado?
Na verdade, se existe algum culpado nessa história....É O PRÓPRIO POVO!!!!

Pois vemos que a proclamação de um reinado foi pedido popular (1 Samuel capítulo 8), uma vez que Israel via que os demais povos (pagãos e inimigos) tinha seus líderes/reis e isso trouxe o desejo de também o terem, pois achavam que isso lhes traria mais "força" contra os inimigos e problemas da nação.

 Chegando a ponto de rejeitarem a liderança de seu Juiz/Profeta Samuel, que era de fato um homem escolhido por DEUS para liderar aquele povo de forma reta. Mas preferiram alguém para dominar sobre eles, que literalmente tomasse suas terras, animais, bens, mulheres para sí e liderasse conforme seu bel prazer! O que o povo ganharia com isso, ao menos na visão deles? Eles teriam um rei como as demais nações e no caso de Saul, um rei belo, que refletia a vaidade do povo, sua ganância e cobiça. Seu desejo ávido pelos prazeres e notoriedade, alguém que era a cara da própria insolência que tinham com nosso SENHOR.

Talvez você se pergunte: "Mas o quê isso tem haver com nosso tempo?" Na verdade estamos apenas vivendo a versão moderna do mesmo erro. Uma vez que hoje vemos um povo escravizado em sua vaidade que busca líderes (sem generalizar, pois existem ainda pessoas integras embora sejam minoria) com aparência de autoridade, que pregam discursos humanistas e antropocêntricos que almejam apenas o bem estar e prosperidade humana! Que são completamente místicos e conduzem o povo ao paganismo/ecumenismo misturando ritos que não mais são necessários com crendices populares!

 Angariando para sí uma grei de bodes corrompidos, onde infelizmente alguns sinceros e inocentes acabam se misturando e perdendo o direcionamento bíblico que leva ao caminho da verdade que é JESUS. Mas é claro que nosso SENHOR previa isso! Vemos na bíblia muitas menções a fraqueza humana de se perder de seu verdadeiro líder e talvez uma das mais emblemáticas e atuais seja "2 Timóteo 4, 1-4" que narra justamente essa perda de foco e desejo pelo erro!
Agora, o que nos cabe fazer para combater tal erro? Simples! Seguir o líder de fato, que é obviamente nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO. E com certeza ainda existem pessoas vocacionadas por DEUS para ensinar a sã doutrina, liderar ações do povo, e fazer a vontade do PAI. Pessoas que seguem e pregam a palavra de CRISTO, que apontam para o alvo, para o findar de nosso fé que é JESUS!

Existe ainda o remanescente fiel! Ainda dá tempo de sairmos do erro dessa Israel vaidosa da modernidade! Sairmos desse paganismo disfarçado de "vida cristã". Deixarmos a cegueira dos lideres que escravizam e julgam ao seu modo, fazendo-se senhores feudais e usurpadores da autoridade inequívoca de nosso SENHOR! Usando não só o santo nome em vão, mas a santa palavra, distorcendo a santa doutrina e transformando todo um rebanho em bodes selvagens e pagãos!

Saia enquanto é tempo desse erro! Volte-se para DEUS! Busque o conhecimento nas escrituras, pois a graça já te foi dada! Está tudo pago! Não existe mais tributo ou sacrifício necessário para sua salvação. Apenas a fé em JESUS é suficiente! Ame a DEUS, ame seu próximo! Siga o verdadeiro REI!

Paz e graça,

Thiago Alves - De Thal Maneira

Compartilhe:

Sobre o autor

O Blog De Thal Maneira existe para trazer uma reflexão acima da superfialidade das nossas experiências mais comuns, onde esperando alcançar uma nova mentalidade e mais maturidade cristã neste século!

2 comentários:

  1. Ótimo texto!
    De fato o rei Saul refletia exatamente a ganância do povo, e por consequência comeram do seu próprio veneno!

    Assim como na época de Saul o povo rejeitava uma liderança justa e piedosa, hoje não é diferente, o povo que ouvir o que quer, querem que Deus se encaixe a vida deles, mas não querem se encaixar ao modelo de Deus.

    Na modernidade como bem foi dito no texto, o erro continua persistindo, infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão!
      Estamos juntos pela verdade, que é nosso SENHOR JESUS CRISTO!

      Excluir